02 dezembro 2008

Governador de Santa Catarina X São Pedro

Recebi dos meus amigos Fafá, Patrícia e Godinho. Grandes batalhadores das causas ambientais. À vezes solitários, mas nunca sozinhos na luta pela verdade!

E o pau continua pegando nos “Luizinhos” especialmente o “Motosserra”!

Democracia e juízo é isso mesmo!

Whisky importado, lagosta e camarão têm criado gente tôla .... né ô?

Abraço e ...A LUTA CONTINUA!!!

___________________________________________________

O CINISMO DO GOVERNADOR DE SANTA CATARINA EM REDE NACIONAL

Canal Livre, madrugada de hoje, o governador de Santa Catarina, Sr. Luiz Henrique da Silveira, acaba de declar que as chuvas que caem no estado desde agosto foram as responsáveis pela catástrofe.

Que me lembre esse senhor, colocado em seu cargo pelo culto povo catarinense, em maio de 2001 participou da abertura do Seminário Mata Atlântica. Na ocasião, ainda na condição de anfitrião e prefeito de Joinville, bradou (como sempre) pela modificação da postura dos ambientalistas, os quais segundo ele atravancavam o desenvolvimento por impedirem a construção de barragens e se preocuparem em demasia com a Mata Atlântica.

Os tímidos protestos dos ambientalistas foram registrados pelo jornal A Notícia, de Joinville. Cinco anos depois (2006), já na condição de governador, veio a receber o Troféu Motosserra por sua (não) atuação na proteção das florestas do estado, dilapidadas durante seus anos de governo que se arrastam até hoje.

Uma investigação na internet e, possivelmente, nos arquivos da FATMA, Ministério Público e quem sabe da polícia, demonstrarão a rude relação desse infame cidadão catarinense com a questão ambiental. Que me reforcem a memória os amigos da FURB, execrados publicamente por tentarem criar um Parque Nacional na bacia do rio Itajaí.

Pois bem, o Sr. Luiz Henrique e seus asseclas, inimigos dos campos naturais e da Floresta Atlântica catarinenses, aparecem agora com olhar de consternação diante das câmeras querendo empurrar a culpa do que ocorreu para São Pedro. Deixem São Pedro em paz seus "hereges".

Certamente não são os únicos culpados, pois não foram precedidos por governos exemplares quanto à proteção ambiental. Mas, definitivamente, deveriam estar agora é se retratando pela evidente omissão. São, sim, co-responsáveis pela tragédia, pois por negligência ou dolo deixaram a bacia do Itajaí virar uma terra sem leis ambientais (Pobre Código Florestal ameaçado por um tal "Código Ambiental Estadual"), soterrando mais de 100 catarinenses, meus conterrâneos, cujas famílias terão ainda que conviver com as cínicas explicações dos governantes da "Moeda Verde". Será que algum conterrâneo vivo, companheiro de militância ambientalista, tentará resgatar a história de desmandos desse sujeito obtuso que deveria agora estar se retratando?

Salto Pilão, nascentes nas mãos da Klabin, Parque Nacional contestado (não é lá em Irani?), campos naturais retentores de água nas cabeceiras do Itajaí e Uruguai franqueados para uso agrícola, tudo consentido por esse governo que, inclusive, recebe dinheiro internacional para proteger a Floresta Atlântica. Até o ignorante Lula ao sobrevoar a tragédia se tocou do que aconteceu e deu explicações quase ambientalistas. Mas nós catarinenses sempre somos melhores que a média do Brasil: temos um governante ainda mais ignorante...

Um abraço e meus sentimentos de solidariedade às famílias que agora sofrem esse flagelo. Passei por situação semelhante em 1983.

Tom Grando.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!