29 março 2014

CHORO EM VERDE E AMARELO!

Ser cidadão é ter o direito de ter os seus direitos.

Eu sinceramente não entendo porque integrantes de uma determinada sigla partidária, em específico, ficam tão irritados algumas de minhas publicações e colocações à respeito de um sistema de governo que considero falido e fundado na mentira. Parece que o pacto pela manutenção do poder, nossas consciências e nossos desabafos lhes pertencem. Só há razão se concordarmos com o atual sistema político brasileiro? Só há razão se formos filiados à determinado partido político? O governo somos nós, o povo e ponto! A minha boca ninguém cala. Gostem ou não eu vou continuar exercendo meu direito de cidadão, garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil, minha pátria.

Nós pagamos a conta, "o pato", os cartões corporativos, o Bolsa (voto da) Família, as viagens internacionais, o Congresso Nacional (inoperante e viciado pela "troca de favores com o Poder Executivo) e a maior carga tributária do mundo, uma máquina pública falida e com a dívida interna escondida dos brasileiros, etc. Não me interessa atingir uma sigla partidária nem seus integrantes. Me interessa é cobrar de um "desgoverno" que eu pago. Pode ser pintado de roxo, azul, verde ou vermelho. Aliás eu atualmente ando vermelho ...mas de vergonha!

Vergonha de ser brasileiro? Não! Vergonha de ver meu país afundado na corrupção, enquanto o povo morre na fila do SUS. Vergonha de ver a FIFA criar um Estado dentro do meu país, com o irrestrito aval e aplauso de nossos "governantes". Vergonha de ver ladrão legislando! Enquanto "ladrões de galinha" abarrotam nossos "depósitos de presos". Vergonha de ver um Estado que não é alicerçado numa educação de qualidade. Vergonha de ver um povo não alfabetizado (os analfabetos funcionais) serem apartados num "curral eleitoral) que mantém o poder pela ignorância do que seja um Estado Democrático de Direito.

Vergonha de ver lerdeza proposital de nossa justiça, engessada por leis arcaicas que resistem à aperfeiçoamento e mudanças por quem "controla" a maioria do Congresso Nacional. Vergonha de ver 23 bilhões de reais gastos numa Copa do Mundo. Vergonha de ver à quantas anda o sistema educacional de meu país e o salário de um professor. E ainda vem por aí as Olimpíadas. É muita vergonha e sem vergonhas! E o dinheiro público saindo "pelo ladrão". E o pior, saindo com o ladrão, com nome e sobrenome!

Vergonha de ver meu país "aparelhado" e imobilizado pelos milhares de cargos comissionados "doados" aos "partidos integrantes da base governistas" e que "lambem as botas" da atual Chefe de Estado. Vergonha de assistir a "resistência esperneante" às mudanças exigidas por quem tem o DIREITO de EXIGIR o mínimo de decência e transparência. Vergonha de ver as "soluções mágicas" que aparecem para lançar uma "cortina de fumaça" para tentar cegar o que já se viu. Vergonha de ver meu Brasil descendo a ladeira, empurrado pela roubalheira.

“Ser cidadão” é saber viver em sociedade, estando ciente dos anseios comuns. É participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, é ser um "ser político", é ser flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade. E o povo brasileiro tem este direito assegurado? Ser cidadão é ter o direito de ter os seus direitos.

Larguei o vermelho. Cansei! Não combina com a minha cara! Nem com meus conceitos de ética na política.

Agora fiquei verde e amarelo. Choro em verde e amarelo!


_

0 comentários:

Postar um comentário

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!