07 janeiro 2010

NUVENS NEGRAS

Acabou 2009. Fracassou o COP-15. Iniciou-se no Brasil um "período de trevas" para a Legislação Ambiental, com a volta do pensamento medieval de "progresso à qualquer custo", patrocinado pelo poderoso lobby da agroindústria e do agronegócio, travestidos que foram de salvadores da economia brasileira. Não esqueçamos do PACC (Plano de Aceleração da Candidatura da Coroa) que não pode ser atrapalhado por esta bobagem de licenciamento ambiental. 


A Antártica esfria, o Pacífico se aquece, a Europa gela, a China congela, a chuva destrói e nós conformados acreditamos na mídia: "A culpa é do clima." Ledo engano! O clima mudou sim e, faz tempo, mas o problema está no homem, não na natureza. Nós fazemos parte dela! Nós precisamos dela! Ela não precisa de nós. E dá cada vez mais mostras disso. "A culpa é do homem!"


Esquece-se de olhar por outro prisma. Vivemos num país subdesenvolvido que não respeita lei alguma. Se fazem respeitar as que interessam aos poderosos. Apenas uma parcela de nossa sociedade é obrigada a acatar e cumprir. Outra parcela (só para citar um pequeno exemplo) estaciona o veículo sobre a calçada em frente à tua casa e te faz escutar, uma "jóia" do cancioneiro popular brasileiro, como o Funk da Xoxota à 120 dB (decibéis) e, ainda acha muito ruim quando tu reclamas.


Se a legislação fosse respeitada neste país de malas, meias, cuecas e caixas térmicas sobre a cabeça, por quem tem o dever constitucional e moral (?) de fazer cumprir as leis, o Poder Público, não se perderiam tantas vidas humanas. Está posto, à quem quiser ver e enxergar, que o grande problema ambiental brasileiro é a ocupação desordenada do solo urbano e rural, de onde se desencadeiam todos os demais. Nossos impostos não estão servindo para nada à não ser enriquecer um bando de loucos e, eleger outros tantos.


- Larga o Isopor ® e vai trabalhar! ... áh esqueci ...só depois do carnaval! 


E vem mais chuva por aí! Muita chuva! 


- Vais precisar de um Isopor ® maior ...prá não molhar esta cara-de-pau!



Criciúma SC - 06 de janeiro de 2010 - Foto: Jairo Viana

0 comentários:

Postar um comentário

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!