21 dezembro 2009

"QUEM TIVER OUVIDOS (E JUÍZO) OUÇA."

CIÊNCIA DO AQUECIMENTO GLOBAL JÁ COMPLETA 182 ANOS DE ALERTAS.


Em 1896, Svante Arrhenius "responsabilizou" queima de combustível fóssil.

Os alertas de cientistas sobre o risco de aquecimento anormal do planeta não começaram com os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC , na sigla em inglês). Depois de publicar avaliações em 1990, 1995 e 2001, o painel lançou em 2007 o documento que se tornou o consenso científico sobre aquecimento , elaborado por nada menos que 1.200 cientistas independentes e 2.500 revisores.

Mas a investigação científica sobre esses processos climáticos começou há muito tempo. Precisamente 180 anos antes do 4º relatório do IPCC ser divulgado, o matemático e físico francês Jean Baptiste Fourier já havia calculado que a Terra seria muito mais fria se não existisse a atmosfera. Trinta e dois anos depois de Fourier, o irlandês John Tyndall descobriu, em 1859, que alguns gases, como dióxido de carbono e metano, aprisionam a radiação infravermelha, criando o efeito estufa. Em 1896, o químico sueco Svante Arrhenius (prêmio Nobel de química em 1903) apontou a queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) como produtora de dióxido de carbono (CO2) e calculou que a temperatura da Terra aumentaria 5°C com o dobro de CO2 na atmosfera.

O site BreathingEarth.net simula a emissão de gás carbônico, em tempo real, de todos os países do mundo. De acordo com o site, só no Brasil, cerca de mil toneladas de carbono são lançadas na atmosfera a cada 1,6 minuto. Enquanto nos Estados Unidos e China, conhecidos como os maiores poluidores do mundo, a mesma quantidade de gás é emitida a cada 5,3 segundos e 6,4 segundos, respectivamente.


Pelo site também é possível saber a quantidade média de emissão de gases poluentes por pessoa. No Brasil, essa taxa fica em torno de 1,69 tonelada lançada por ano. Os nossos vizinhos argentinos poluem mais. Na média, cada um deles seria responsável pelo lançamento de 3,5 toneladas de CO2 anualmente – quase o dobro dos brasileiros e pouco menos que a emissão per capita chinesa. Lá, cada uma das 1,4 bilhão de pessoas emite, em média, 3,7 toneladas de gás carbônico ao ano.

Saiba mais de onde eu copiei:


0 comentários:

Postar um comentário

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!