22 março 2012

PARA FINALIZAR AS "COMEMORAÇÕES" DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA!


ESTE É O RESPEITO QUE TEMOS POR NOSSA HISTÓRIA E CULTURA. 



Parece que queremos esconder tudo que nos lembra o passado. Pirita escondida embaixo de ruas, praças e bairros. Cursos d'água na cidade todos, praticamente todos tubulados e canalizados. Nossos rios e águas são classificados como bem de uso comum do povo. 

A responsabilidade pela sua conservação e manutenção é da Administração Pública. Quando um povo tem cultura e educação, jamais admitiria o Rio Criciúma chegar numa situação destas. Não tem nada a ver com sistema político ou de governo e sim com a ausência de qualquer um deles! 

Gerações cresceram defecando dentro do rio que deu nome à cidade, com suas casas e prédios voltadas com os fundos para o rio, justamente pra facilitar a "descarga cloacal"! A rede coletora de esgoto chegou agora no Século XXI, quando será que todo o sistema está funcionando e com todos "ligados" nela?

Da nossa planta símbolo, o Capim Criciúma, resta uma moita poeirenta na Praça Nereu. Nosso prédios históricos com as fachadas escondidas por horrorosos e perigosos letreiros, se equilibrando pelas marquises gotejantes da nossa cidade.

As casas cercadas de plástico e brita ou piso cerâmico, geralmente com um jardim artificial interno. Árvores nas calçadas e residências são tidas como perigosos para-raios e produtores de sujeira para as reluzentes calçadas. Os apartamentos viraram "submarinos" por sorte com "escotilhas" que ainda podem ser abertas! Os prédios sobem com uma ganância cada vez mais vertical, enquanto o Plano Diretor perambula por aí. 

E a qualidade de vida do nosso povo? Medida nos metros em que a água do Rio Criciúma é potável: alguns! Infelizmente, na mesma proporção da cultura e da educação de muitos de nós!




*Imagem "roubatilhada" de Cicloviva Criciúma do seu perfil do Facebook, que reproduziu notícia no Jornal do Almoço/RBS - Criciúma SC -  22/03/12: "O Rio Criciúma está entre os piores do pais na qualidade da água. É o que diz a pequisa realizada pela ONG SOS Mata Atlântica. Além de estar em último lugar na classificação também foi o que mais caiu em qualidade nos últimos 3 anos." 

2 comentários:

  1. Em tempos de meio ambiente poluído, nada mais correto que nos conscientizarmos para cuidar da água, pois sem ela nada somos.
    O mundo vem passando por mudanças e a poluição é ocasionada pelo desrespeito que todos estão tendo com o meio ambiente. O descaso com nossas nascentes e rios, vem trazendo prejuízos a todos, vamos mudar essa mentalidade, em benfício de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Sabe lendo seu comentário da uma tristeza muito grande, de ficar de braços cruzados sem poder fazer nada...
    O homem como sempre acabando com o nosso planeta, não se preocupando com seus rios, mares, é muito triste...o egoísmo é muito grande...A ganância em construírem prédios de moradias, casas com jardins artificiais, isso é um desrespeito com a natureza, com o meio ambiente!!!
    Tenho medo, muito medo, e penso todos os dias o que vai ficar para os nossos filhos, e netos...

    ResponderExcluir

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!