20 janeiro 2009

HISTÓRIAS DE LAGUNA!

Redação original de uma carta encontrada dentro de uma garrafa na parede de um dos antigos casarões de Laguna SC.


Declaro que no dia 3 de Abril do corrente ano principiei a fazer esta Casa na Praça da Republica para minha moradia. Sendo os carpinteiros Amansio Gonsalves Barreiros e Lidio Garcia e Luiz Antonio, E pedreiros João Felisberto da Rosa e Manoel Felisberto da Rosa e Jose Amaro e Luiz Machado, sendo Eu mestre de todo o serviço e tendo concluido esta obra hoje 26 de outubro do corrente ano, eu sou negociante estabelecido na Rua da Pedreira desta cidade n'' 1 en casas de minha propriedade e tendo mais 5 casas nesta cidade alem de outros bens que possuo, sou solteiro e tenho 36 anos.

Sou filho legitimo do finado João Machado Quaresma e Eulina Damasio Ferreira ambos naturais desta cidade e como tenho sertesa de durar pouco neste mundo de enganos porque vivo bastante adoentado e não podendo neste mesmo terreno eu tornar a reconstruir esta casa por esta rasão deixo esta declaração na arca da porta da frente e peço por esmola a quem quer que seje que quando este papel tirar mandar dizer uma misça por minha alma que deus lhe parará,...

Tudo no mundo fenese,
Tudo tem principio e fim.
Todos sofrem de labores,
Pois o mundo e mesmo assim.

Laguna 26 de outubro de 1891

Luciano Ferreira Machado

2 comentários:

Seja democrático e apenas procure evitar ataques à pessoas. Combata o bom combate ...o das idéias!